Como aumentar a inteligência emocional para aumentar o desempenho nas vendas

Davi Lancastre

Davi Lancastre

Escritor, palestrante de renome, empresário e um dos maiores nomes da persuasão da América Latina.

Davi Lancastre

Davi Lancastre

Escritor, palestrante de renome, empresário e um dos maiores nomes da persuasão da América Latina.

Treinamentos de Vendas e Inteligência Emocional para Gerentes de Vendas, Profissionais de Vendas e Empreendedores

Pesquisas em Inteligência Emocional mostraram que há uma forte relação entre essa capacidade e o desempenho de vendas. Se você pensar sobre isso, isso faz todo o sentido. Você trabalha melhor quando está feliz ou infeliz? Além disso, a inteligência emocional aumenta nossa capacidade de empatia. Isso, por sua vez, nos ajuda a entender e vender melhor às nossas perspectivas. Eu sempre digo: “Vender é essencialmente uma transferência de sentimentos!” Hoje você aprenderá três maneiras de melhorar sua inteligência emocional, o que, por sua vez, melhorará seu desempenho de vendas.

Dica de Inteligência Emocional #1: Coloque sua saúde em primeiro lugar

Suas emoções serão fortemente influenciadas pelos três pilares da saúde. Isso inclui exercícios, sono e nutrição. Não tem tempo para isso? É exatamente por isso que precisa priorizar sua saúde! Pense nisso – você já se decidiu fazer atividades de vendas… Só que você não fez isso? Ou, quão entusiasmado você está quando tenta trabalhar depois de uma noite? Seus níveis de energia emocional e física influenciarão diretamente suas vendas. Quando seu corpo é privado desses fatores, você simplesmente não pode trabalhar no seu melhor. Vou fazer minhas dicas para você simples, mas científica. Aqui estão três maneiras que você pode melhorar sua saúde física:

  1. Caminhe (ou corra) por 30 minutos por dia. Você se beneficiará da atividade física, e a luz do sol também melhorará seu humor.
  2. Durma 8 horas por dia. A realidade é que o que você faz fora do trabalho afeta a forma como você se comporta no trabalho! Como essa dica é mais fácil de dizer do que fazer.
  3. Reduza o consumo de açúcar

Dica de Inteligência Emocional #2: Pratique meditação diariamente.

A inteligência emocional começa com a compreensão do que você está sentindo. Praticando a atenção plena regularmente, você identificará mais facilmente suas emoções. Como resultado, você estará melhor posicionado para lidar com esses sentimentos. Ao praticar a atenção plena, ouça seu monólogo interno. Há algum pensamento negativo ou crenças limitantes? Faça perguntas como “Há alguma verdade nisso?” ou “De onde veio isso?” Se você substituir a negatividade pela positividade, você pode melhorar seu estado emocional e desempenho de vendas. A propósito, ficar parado por mais de 3 minutos provavelmente vai se sentir um pouco desconfortável! Hoje em dia, nossas mentes estão sendo constantemente estimuladas. Por essa razão, recomendo fortemente o uso de um aplicativo como Calm ou Headspace para que você possa aprender o básico. Depois de uma ou duas semanas de uso do programa, recomendo que você pratique mindfulness (Atenção Plena) por 10 minutos por dia. Seus níveis de estresse provavelmente cairão e desbloquearão seu potencial para vender mais.

Dica de Inteligência Emocional #3: Empatia através da escuta ativa

A empatia é a base da inteligência emocional para os outros. Praticando isso, você entenderá melhor as outras pessoas. Com isso, você estará melhor equipado para entender o que suas perspectivas estão passando, e vender de forma mais eficaz. Para aumentar a empatia, recomendo que você se torne um especialista em escuta ativa. Estes são os três componentes-chave da escuta ativa:

  1. Reconhecimento: Mantenha contato visual. Você pode fazer pistas sonoras sutis como “hmm” ou “com certeza” para ajudar seu possível cliente a saber que você está ouvindo. Acenar com a cabeça e use outra linguagem corporal não verbal.
  2. Reflexão: Deixe sua perspectiva saber que você entende. Você pode começar suas frases com “Então o que você está dizendo é… ” ou “Só para eu entender… “
  3. Acompanhamento: Faça perguntas relacionadas para entender melhor o que a perspectiva está dizendo. Fazê-lo demonstrará que você está genuinamente interessado no que eles estão dizendo.

Conclusão

A inteligência emocional é essencial para profissionais de vendas bem-sucedidos. Os passos de ação acima são simples, mas muitas vezes negligenciados. Eu gostaria de encorajá-lo a colocar sua saúde em primeiro lugar, praticar a atenção plena e ter mais empatia. Isso aumentará sua inteligência emocional e o desempenho subsequente de vendas. Por causa das inúmeras dicas fornecidas, escolha apenas um hábito para colocar em prática imediatamente. Você vai ficar feliz por ter feito isso!

Você tambem pode gostar

Baixe agora grátis! meus Livros Digitais!

Quer passar para o próximo nível? Tenha acesso de forma gratuita aos meus melhores livros digitais e ferramentas.