Há muitas desvantagens em sentir raiva. É uma maneira rápida de prejudicar os relacionamentos. Ele também desengata a parte do seu cérebro que é usada para tomar decisões racionais. Muitas vezes fazemos e dizemos coisas prejudiciais quando estamos com raiva.
Quantas vezes você gostaria de poder retomar algo que você disse? Leva apenas alguns segundos para causar muitos danos e dor. Evitar esse tipo de situação é uma razão boa o suficiente para trabalhar em suas habilidades de gerenciamento de raiva.
A capacidade de gerenciar seus estados emocionais é uma habilidade valiosa que irá atendê-lo bem ao longo de sua vida.
Pratique estas estratégias para se tornar um mestre de sua raiva:
- Monitore seu estado mental. Observe quando você está começando a se sentir agitado. A raiva é muito mais fácil de controlar se for detectada cedo. Uma vez que você está no meio de um episódio de raiva completa, torna-se mais desafiador.
- Monitore todas as suas emoções negativas. Todos eles são mais fáceis de gerenciar quando aparecem pela primeira vez. À medida que ganham força, as ferramentas disponíveis para gerenciá-los tornam-se menos propensas a funcionar.
- Aprenda a deixar ir e evite guardar rancor. Rancores são uma ótima maneira de se manter preparado para sentir raiva com pouca provocação. Deixe de lado sua raiva e perdoe. Você se sentirá melhor e a vida será mais agradável. Você só está se machucando quando guarda rancor.
- Respire fundo. Na verdade, tente fazer 10 respirações profundas. Uma respiração lenta e profunda enquanto pensa que a palavra “relaxe” pode fazer a diferença.
- Quanto mais rápido você puder pegar sua raiva, melhor essa técnica funcionará. Assim que você se sentir com raiva, respire fundo. Isso requer prática.
- Dê a si mesmo um tempo limite. Você não precisa ser uma criança para tirar um tempo limite. Você tem o luxo de dar a si mesmo um tempo limite, independentemente da sua idade. Alguns minutos de tempo sozinho podem ser apenas o bilhete para gerenciar sua raiva com sucesso.
- Pensar. Considere as ramificações de longo prazo do que você está prestes a dizer. Isso é incrivelmente desafiador. A raiva torna muito mais difícil pensar e ser racional. Novamente, quanto mais rápido você se pegar ficando com raiva, maior a probabilidade de você ser capaz de usar a técnica.
- Seja mais flexível em suas visualizações. O que causa a raiva? É causada por outros que não conseguem fazer o que você acha que eles deveriam fazer. Eles disseram ou fizeram algo que não atende às suas expectativas. Quanto mais mente aberta você estiver, menor a probabilidade de ficar com raiva.
- Seja um bom ouvinte. É difícil ficar com raiva se você está fazendo um bom trabalho de ouvir. É somente quando você tira sua atenção da outra pessoa que você tem a oportunidade de pensar e gerar raiva. Também é menos provável que você pule para a conclusão errada se estiver ouvindo atentamente. Trabalhe em suas habilidades de escuta.
- Aprenda a compartilhar seus pensamentos e sentimentos de maneira calma. Afirme-se e deixe as pessoas saberem o que você está pensando sem se tornar mais emocional do que o necessário. Comece sendo mais assertivo em assuntos comuns do seu dia a dia.
- Obtenha ajuda profissional. Se você já tentou tudo o que pode pensar e ainda está lutando para gerenciar sua raiva, obtenha ajuda de um especialista. Você contrata especialistas para consertar seu carro e gerenciar seus problemas legais. Não há razão para não contratar alguém para ajudar com seus problemas de raiva.
Levada ao extremo, a raiva pode ser perigosa para aqueles ao seu redor e para si mesmo. Mesmo a raiva leve pode ser prejudicial aos relacionamentos e à sua carreira.
Evite permitir que a raiva torne sua vida mais desafiadora. Existem muitos truques e dicas que você pode usar para gerenciar a raiva por conta própria, mas procure assistência profissional se não conseguir progredir o suficiente.